Como fazer dieta

Lowcarb, a dieta 5: 2, desintoxicação, sopa de repolho … não há falta de programas de dieta novidade prometendo ajudar você a perder peso rapidamente.

A grande questão é: eles funcionam? A maioria leva a uma perda de peso rápida – às vezes dramática -, mas apenas para que os quilos voltem a se arrastar novamente no final da dieta.

Mais preocupante, muitas dietas da moda são baseadas em ciência duvidosa ou nenhuma pesquisa, prescrevendo práticas alimentares que não são saudáveis e podem deixá-lo doente.

A Associação Dietética Britânica diz que não há “dieta maravilhosa que você possa seguir sem algum risco nutricional ou de saúde associado”.

Uma dieta de moda passageira é tipicamente uma dieta de baixa caloria com poucos alimentos ou uma combinação incomum de alimentos.

As pessoas podem perder peso muito rapidamente inicialmente, mas logo se cansam e retornam aos velhos hábitos alimentares, e acabam colocando o peso de volta.

5 razões para evitar dietas da moda

Aqui estão 5 razões pelas quais seguir a última dieta de novidade pode não ser uma boa maneira de perder peso.

1. Algumas dietas podem deixar você doente

Muitas dietas, especialmente dietas radicais, são destinadas a reduzir drasticamente o número de calorias que você consome.

“Bater dietas fazem você se sentir muito mal e incapaz de funcionar corretamente”, diz a nutricionista UrsulaArens. “Como eles são nutricionalmente desequilibrados, dietas radicais podem levar a uma saúde precária a longo prazo”.

2. Excluindo alimentos é perigoso

Algumas dietas recomendam cortar certos alimentos, como carne, peixe, trigo ou laticínios.

Cortar certos grupos de alimentos pode impedir que você consiga os nutrientes e vitaminas importantes que seu corpo precisa para funcionar adequadamente.

Você pode perder peso sem cortar os alimentos da sua dieta. O Guia Eatwell mostra os diferentes alimentos que devemos comer.

3. Dietas de baixo carboidrato podem ser ricas em gordura

Algumas dietas são muito pobres em carboidratos (como macarrão, pão e arroz), que são uma importante fonte de energia.

Embora você possa perder peso com esses tipos de dietas, eles geralmente têm muita proteína e gordura , o que pode deixá-lo doente.

Dietas com baixo teor de carboidratos também podem causar efeitos colaterais como mau hálito, dores de cabeça e constipação.

“Tem sido sugerido que o alto teor de proteína dessas dietas ‘amortece’ o apetite e os sentimentos de fome”, diz Arens.

Muitas dietas pobres em carboidratos permitem ingerir alimentos ricos em gordura saturada, como manteiga, queijo e carne.

Demasiada gordura saturada pode aumentar o seu colesterol e aumentar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

4. Dietas de desintoxicação não funcionam

As dietas de desintoxicação baseiam-se na ideia de que as toxinas se acumulam no corpo e podem ser removidas se comermos ou não comermos certas coisas.

Mas não há evidências de que toxinas se acumulam em nossos corpos. Se o fizessem, nos sentiríamos muito mal.

As dietas de desintoxicação podem levar à perda de peso porque envolvem a restrição de calorias, o corte de certos alimentos, como trigo ou laticínios, e a ingestão de uma gama muito limitada de alimentos.

“Dietas de desintoxicação não funcionam”, diz Arens. “Eles são, na verdade, uma forma de jejum modificado”.

5. Sopa de repolho, grupo sanguíneo, a dieta 5: 2 e outras dietas da moda são frequentemente forçadas

Algumas dietas da moda são baseadas em comer um único alimento ou refeição, como sopa de repolho, chocolate ou ovos.

Outros recomendam ingerir alimentos somente em combinações específicas baseadas em seu tipo genético ou grupo sanguíneo.

Muitas vezes há pouca ou nenhuma evidência para sustentar essas dietas, e elas podem ser difíceis de manter a longo prazo.

“Se seguidos por longos períodos, essas dietas podem ser muito desequilibradas e prejudiciais à saúde”, diz Arens. “Você pode perder peso a curto prazo, mas é muito melhor perder peso gradualmente e ser saudável”.

Como perder peso de maneira saudável

Colocamos peso quando a quantidade de calorias que ingerimos excede a quantidade de calorias que queimamos através das atividades diárias normais e do exercício. A maioria dos adultos precisa comer menos e ficar mais ativa .

A única maneira de perder peso de forma saudável e mantê-lo é fazer mudanças permanentes na maneira de comer e se exercitar.

Algumas pequenas alterações, como comer menos e escolher bebidas com menor teor de gordura, açúcar e álcool, podem ajudar a perder peso.

Há também muitas maneiras de tornar a atividade física parte de sua vida.

Se você está acima do peso, tente perder cerca de 5 a 10% do seu peso inicial perdendo de 0,5 a 1 kg por semana.

Você deve ser capaz de perder este montante se você comer cerca de 500 a 600 calorias a menos do que você normalmente consome a cada dia.

Um homem médio precisa de cerca de 2.500 calorias por dia e uma mulher média de cerca de 2.000 calorias para manter o mesmo peso.

6 maneiras de dar o pontapé inicial no seu plano de emagrecimento saudável

Aqui estão 6 coisas simples que você pode fazer para comer de forma saudável e ajudá-lo a perder peso.

Você encontrará muito mais dicas e informações em nossa seção de perda de peso .

  • Para reduzir a quantidade de gordura que você come, você pode cortar a gordura da carne, beber leite desnatado ou semi-desnatado em vez de gordura completa, escolher uma bebida com pouca ou pouca gordura e substituir o creme por iogurte desnatado. Saiba mais sobre alguns swaps alimentares mais saudáveis
  • Coma alimentos integrais, como pão integral, arroz integral e macarrão. Eles são digeridos mais lentamente do que as variedades brancas, por isso vão ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo.
  • Não pule o café da manhã. Um café da manhã saudável lhe dará a energia que você precisa para começar o dia, e há algumas evidências de que as pessoas que tomam café da manhã regularmente têm menos probabilidade de estar acima do peso.
  • Apontar para comer pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e legumes por dia.
  • Se você se sentir como um lanche, tente tomar uma bebida primeiro, como um copo de água ou uma xícara de chá. Muitas vezes pensamos que estamos com fome quando estamos realmente com sede.
  • Trocar bebidas altas em calorias para alternativas de menor caloria – que significa bebidas que são mais baixas em gordura, açúcares e álcool. Troque uma bebida açucarada por água com gás com uma fatia de limão. Não se esqueça que o álcool é rico em calorias, portanto, reduzir o consumo de álcool pode ajudá-lo a controlar seu peso.

Exercício e perda de peso

A atividade física regular não apenas ajudará a perder peso, mas também poderá reduzir o risco de desenvolver uma doença grave.

A quantidade de atividade física recomendada depende da sua idade. Adultos com idade entre 19 e 64 anos, que são iniciantes na atividade, devem ter como objetivo construir até 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana.